quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Amor Próprio

Hoje vamos fazer um exercício. Disponibilize um tempo para você que seja de pelo menos dez minutos, se coloque em frente á um espelho, se observe pelo menos de dois a três minutos e o restante de tempo que lhe sobrar, faça a seguinte pergunta: "eu sou feliz?". Se a resposta for sim sem lacunas, ótimo! Diga em alto e em bom som o do porque é feliz. Se não conseguir responder a essa pergunta de imediato ou até mesmo se a resposta for não, cuidado! Você esta diante de si mesmo, e não á juiz pior do que o interior de nossa alma. 

O seu reflexo é uma parte de você que muitas das vezes transmite algo que não gostamos em nós mesmos. É onde entra a falta de auto-estima, o que nos leva á falta de amor próprio. Quando nossa autoestima esta baixa, não conseguimos parar nem mesmo por cinco minutos em frente á um espelho, para ficar nos observando. Quando nossa autoestima esta baixa, nos apegamos ao artificial, aquilo que nos convém no momento em que estamos totalmente dilacerados, ou seja, nos contentamos com qualquer migalha, sem acreditar que podemos e principalmente que merecemos algo melhor. Fazendo assim com que não tenhamos mais êxtase pela vida, nos perdendo dentro de nós a cada dia um pouco mais. A melhor maneira de voltar a olhar para si mesmo é buscando a sua autoestima lá de dentro que se perdeu com o passar do tempo e com as desventuras da vida. Se você não tiver o amor próprio, ninguém te amará de verdade. Se amar ao próximo é lei divina, então faça de si mesmo o seu próximo, e si ame, porque ninguém poderá te amar mais do que você mesmo. É  por ai que as coisas começam. Amor próprio não é sinônimo de egoísmo e sim de autoestima, onde você se descobre e se coloca em primeiro lugar, dando valor a si mesmo. Ao se dar valor os outros vão olhar para você com outros olhos e você se olhará de uma maneira diferente, de uma maneira renovadora, prazerosa. Você deve se questionar quase que diariamente sobre tudo que te rodeia, se está favorável a você a situação que se encontra, o trabalho que tem, os amigos que tem, a paquera que surgiu, ou até mesmo o namoro que está. Não adie decisões que poderia mudar a sua vida hoje. A coragem é uma amiga que anda de mãos dadas com a autoestima. Se você não a tiver para se impor em diferentes momentos do seu dia-a-dia, você vai perdendo a sua autonomia e se escondendo a sombra de outra pessoa que teve a coragem que você não teve. Permanecer em algo que já não te satisfaz é não querer sair da mesmice mesmo sabendo que é necessário. Isso é falta de amor próprio e ninguém poderá reverter essa situação se não for você mesma.

Enquanto não se amar, em tudo o que for fazer ou querer fazer, vai lhe causar dor e tristeza, nunca estará satisfeita, e isso tudo significa que estará se matando aos poucos e lentamente. E não á nada mais triste que morrer ainda estando vivo. Por isso olhe-se novamente de dentro para fora, diga alto o que lhe aflige e o que gostaria de mudar. Faça uma lista em sua cabeça de tudo aquilo que já não te faz feliz. Fazendo isso você também estará se conhecendo melhor, e ninguém melhor do que você mesma para se conhecer e tomar as decisões certas para o seu bem. Construa uma bagagem com tudo aquilo que já não quer mais. Deixe-a em um lugar qualquer, um lugar que sabe que não irá voltar. Agora pegue somente aquilo que te faz bem, sem bagagem dessa vez, algo que possa carregar no bolso, até mesmo para se sentir leve, porque a caminhada vai ser longa. Sempre que vier uma recaída ou ate mesmo pensar em desistir, lembre-se que não tem mais nada com você e nem ninguém, somente você e aquilo que esta em seu bolso. O que esta em seu bolso? É a felicidade. Ela abre mão de tudo menos de sua companhia, porque você a escolheu e ela não irá te deixar até que você não a queira mais. Tendo ela você só atrairá coisas boas em sua vida, mesmo que o tempo não favoreça. Amando a si próprio poderá se ver todos os dias e dizer que é feliz. Amando a si próprio não se contentará com qualquer coisa. Não viverá de migalhas. E principalmente não será presa do descontentamento, não será vitima, será a dona de sua vida.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.Todos eles serão lidos com atenção. Vamos interagir juntos. Obrigada!